sábado, 25 de fevereiro de 2012

Escolhas

Difíceis ou não, certas ou erradas, as escolhas são traços da tua vida. Todas aquelas por ti tomadas no passado, garantidamente, foram as que te trouxeram até onde tu te encontras hoje.
A vida é feita disso mesmo, de escolhas. Tu escolhes ser feliz ou não, tu escolhes o teu próprio futuro, quem pode ou não fazer parte dele.
E os segredos da vida? Todos nós temos segredos que tentamos esconder. Infelizmente, para nós, na maioria das vezes, é que não conseguimos esconder. As farsas, as mentiras, as máscaras que tentamos usar não nos servem e acabam por cair e, como o ditado antigo diz: “ A verdade vem sempre ao de cima ”. Verdade essa, que na maioria das vezes, agarrada a ela, traz a verdadeira das desilusões e mágoas. É tudo tão estranho e surge com tanta rapidez, não achas?
De quem é a culpa disso tudo? Será nossa ou de outrem? Quanto a mim é nossa. Tentamos sempre esconder algo que sentimos, algo que está visível a toda a gente, algo que está mesmo ali, diante dos nossos olhos.
Há momentos na vida em que temos de dar a mão à palmatória, precisamos ver as coisas como realmente elas são.
Este é o momento. A hora chegou, tenho de crescer, amadurecer e perceber que a vida não espera por mim. A nossa vida tem uma validade, não podes esperar sentado para ver o que vai acontecer. Eu sei o que quero da vida, não sei muito bem como chegar lá, mas algo se arranjará.
A nossa vida tem um ritmo, em que nem tu, nem eu, nem ninguém tem a certeza pelo caminho que andará, não existe mapa nenhum, não existe uma direcção, apenas o bater do teu coração.
Acredita que tudo o que decidires fazer hoje, neste teu presente, vai-te levar a um futuro que tu nunca imaginaste!



quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Ninguém é igual a Ninguém

Neste mundo em que vivemos, ninguém é igual a ninguém.
Ao contrário de muitas pessoas, por vezes mas nem sempre, perante muitas situações menos boas da minha vida, para me manter forte, infelizmente e sem saber o porquê, não me apoio em quem amo. Fico chateado comigo mesmo, entro em guerra com a minha alma, penso que sou má pessoa, apetece-me bater em mim mesmo. Até que paro um pouco, ouço o que o coração realmente me quer dizer e olho lá para fora. Lá fora vejo pessoas, uma multidão gigantesca, não conheço nem uma delas mas consigo ver o seu interior. Vejo muitas coisas piores dentro delas do que em mim. Vejo cicatrizes, vejo feridas por cicatrizar. É nesse momento que penso que existe sempre alguém pior do que eu e eu sempre a queixar-me disto e daquilo. Mesmo com esses problemas todos, essas pessoas, continuam vivas, com vontade de viver, de mudar. Se elas podem eu também posso.
Tenho dias que me acho um tudo. Outros em que me acho um nada. Depois lá vem o meu companheiro perguntar-me: “Quem és tu João”?
Faço birra e nunca respondo. Odeio definir-me. Mas talvez eu seja o tudo de alguém, talvez seja um nada para outro alguém, não faço a menor ideia. Mas, sinceramente, não importa.
É tão estranho ver o tempo a passar e as coisas a mudarem. Tudo mesmo ao seu jeito. Rápido e silencioso, sem dizer uma única palavra. Invariavelmente, acabamos por nos apercebermos de tudo. Chegamos á conclusão de que realmente a vida é feita de passagens, sítios, pessoas, valores e cabe-nos a nós, só a nós, tornar tudo em momentos de glória pessoal. Tudo conta, tudo serve de lição, guarda bem tudo o que te acontece, sejam eles momentos felizes, tristes ou inesquecíveis. Tudo serve para a tua construção como pessoa. Ás vezes é necessário um pequeno gesto, uma pequena conversa, um pequeno carinho para encontrarmos mais um bocadinho de nós próprios. Não achas?
Acredita sempre em ti e, essencialmente, acredita que apesar de tudo, apesar de todas as pessoas, de todos os sentimentos, de todos os momentos, temos que viver cada um desses momentos. Temos de nos entregar, dar o peito a todas as balas e, inevitavelmente, estarmos capazes, fortes e dispostos a sofrer todas as consequências, sejam elas quais forem, mesmo sem saber se elas serão trocadas por uma lágrima ou por um sorriso.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

E tudo o vento levou

Quantas vezes investiste em pessoas, naquela doentia ilusão, em que no fim tudo desapareceu, ardeu e agora são tudo puras cinzas que o vento levou? É tudo tão estranho.
Sabias que, uma das coisas mais importantes na tua vida é te sentires bem contigo mesmo? Não é fácil? Pois, eu percebo-te.
Pensa que a vida é tão curta, tens tanto tempo pela tua frente, tanta coisa para aprender, tantos sítios para conhecer mas, essencialmente, tens muito para conhecer de ti mesmo. Hoje és bonito, amanhã és feio. Hoje gostam de ti, amanhã já não gostam. Hoje estás feliz, amanhã estás triste. A tua vida é uma constante soma de todas as coisas. Tudo serve, tudo remedeia, tudo é solução. É tão fácil falar, poças. Diria o meu Amigo Márcio Oliveira.
É certo e sabido que nada cai nas nossas mãos do céu. É preciso procurar, lutar, correr atrás. Pela tua vida fora irás perceber que para poderes ser feliz, é importantíssimo aprenderes a gostar de ti mesmo, a cuidar de ti e, principalmente, a dar valor e a gostar de quem também gosta de ti.
Como alguém diria : "O segredo é não correr atrás das borboletas... é cuidar do jardim para que elas venham até ti". É tão bonito que chega a magoar!
Convence-te que tudo mudará, tudo irá ser diferente a cada segundo que passa. A ti só te resta seguir em frente com o mesmo sorriso de sempre.
Quando? Só o tempo poderá responder, só o tempo!